top of page

Observar o quê?

Em parceria com o Observatório da Fundação Itaú, o Transformative Learning Technologies Lab da Universidade de Columbia criou o primeiro Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial na Educação Básica. Como parte desta iniciativa, selecionamos uma turma de pesquisadores dedicados a investigar diferentes aspectos da inteligência artificial na educação básica, considerando a realidade brasileira, com foco na educação pública.

Eixos Temáticos

Pesquisa

O que dizem as pesquisas teóricas ou empíricas mais recentes sobre o uso de IA na educação? O que já está consolidado, o que ainda é polêmico e o que está em pauta nas discussões sobre o tema? Quais perguntas ainda precisam ser feitas?

Prática

Como a IA tem sido trabalhada em sala de aula e outros ambientes de aprendizagem, no Brasil e no exterior? O que sucessos e fracassos nos ensinam? Quais são os trais comuns entre estas experiências?

Ética

Quais são os desafios éticos relacionados à integração de IA na educação? Quais os desafios acerca da privacidade e propriedade dos dados? Quais os riscos de ampliação das desigualdades?

Tecnologias

Quais são os novos avanços técnicos com potencial positivo para a educação? Qual é o horizonte de lançamento de tecnologias e novos produtos? Quais são as tendências para os próximos anos?

Políticas

Quais são as principais políticas públicas já implementadas ou em implementação relacionadas à IA na educação, especialmente no contexto do sul global? Como tem sido feita ou discutida a regulação pública da IA na educação? Quais são as possibilidades, riscos e limites da participação da iniciativa privada e do terceiro setor?

Futuros

O que as pesquisas e práticas com IA na Educação revelam sobre o futuro desta tecnologia na educação básica do Brasil? Como devemos nos preparar como nação?

Coordenação do Observatório

TLTL_BRANCO.png
COLUMBIA_BRANCO.png

O Transformative Learning Technologies Lab (TLTL), fundado em 2008 na Universidade de Stanford e desde 2018 na Universidade de Columbia (EUA), se dedica ao desenvolvimento e pesquisa de ambientes de aprendizagem inovadores nas disciplinas STEM+CAI (ciência, tecnologia, engenharia, matemática, computação e inteligência artificial) na educação básica. A principal meta do TLTL é redesenhar sistemas públicos de ensino para que estudantes aprendam por meio da investigação científica, invenção e resolução de problemas significativos, promovendo uma educação mais alinhada às demandas cívicas, éticas, sociais e cognitivas do século XXI.

Para saber mais: https://tltlab.org e @tltlaboratory (Instagram)

Parceria Técnica e Institucional

FI_BRANCO.png

A Fundação Itaú busca inspirar e criar condições para promover o desenvolvimento de cada brasileiro como cidadão capaz de transformar a sociedade. Por meio das três frentes – Itaú Cultural, Itaú Social e Itaú Educação e Trabalho, a Fundação Itaú dedica programas, ações e articulação com diferentes setores da sociedade para atender às urgências do Brasil contemporâneo. Com uma atuação coerente e sólida, nosso horizonte é fazer sempre e fazer para a equidade, em um exercício vivo, dinâmico, que gere legados potentes. No que diz respeito à Inteligência Artificial, e considerando a perspectiva de aumento da sua utilização, buscamos fomentar projetos para gerar um impacto positivo na sociedade por meio da inclusão educacional. 

A Fundação Itaú está viabilizando a realização desse programa através do financiamento e apoio técnico. Para saber mais: http://fundacaoitau.org.br

Barra branca.png

Observatório Brasileiro da Inteligência Artificial na Educação Básica. 

© 2025 Columbia University e Fundação Itaú

bottom of page